Os quatro tipos de skaters no Roller Derby.


Este texto foi retirado de um grupo intitulado Roller Derby is Sport, no Yahoo, ele foi originalmente escrito por Retro Bruizin’ da liga Orange County Roller Girls, em resposta à uma discussão sobre Posers no esporte.

Os quatro tipo de skaters no Roller Derby.


Deveria haver espaço para todos os tipos e níveis de patinadoras em qualquer liga de roller derby, se possível.

Como nova gestora de treinamento da minha liga, eu tive muitos problemas ao enfrentar garotas do tipo “wannabe rollergirl”, elas afetam muito o funcionamento e desenvolvimento atlético de uma liga.

Isto me fez ter que pedir para que todos os membros fossem honestos com eles mesmos quanto ao nível de dedicação e compromisso com sua liga e com o derby, como estão suas habilidades como patinadoras e quanto tempo podem dedicar para melhorar. Eu disse: Seja honesta sobre onde você se encaixa no desenvolvimento da liga, como uma atleta individual e como uma atleta membro de um grupo.

Analisando as respostas, descobri que existem quatro tipos de patinadoras no roller derby:


1- As “wannabe” rollergirls:



Elas são aquelas que raramente aparecem nos treinos mas são as primeiras a postar fotos sobre roller derby, after party, etc. E quando elas vão aos treinos, nem sequer suam a camisa, a menor das dores já faz elas se sentarem e pararem de treinar. O mais importante sobre aprender a patinar para elas é ter um derby name e os uniformes mais legais. Tudo na sua vida vem antes do derby e quando confrontada sobre suas faltas, nos treinos, ou de comprometimento com a liga, ela geralmente virá com alguma resposta do tipo “É, sabe né, Roller Derby não é minha vida, tenho outras coisas para fazer!”

Mas não tem porque querer eliminar essa patinadora da sua liga. As “wannabe” podem vir a ser quem cuida das coisas da liga enquanto os times que realmente jogam estão treinando. Elas podem ser as responsáveis por promover as festas da liga. Novamente, se elas forem honestas com elas mesmas e afirmarem que não foram realmente feitas para serem o tipo “atlético” no derby, elas podem se voltar a ajudar muito a liga de outras formas. Elas podem ser NSOs, Refs (ok, talvez não, é preciso muita dedicação pra isso). Na verdade podem ser ótimas eu seus cômites e ajudar na organização de festas e na busca por recursos para a liga. Desta forma, elas serão importantes para a liga, mesmo não sendo “boas” atletas.


2- As novatas que esperam ser o melhor que elas conseguirem:




Estas são as derbys que vieram sem nenhuma habilidade de patinação e que talvez tenham patinado um pouco no passado. Este tipo de membro, imediatamente descobre que ama patinar, que encontrou um novo grupo de amigas formado por suas colegas de liga, e a partir de então farão tudo o que é possível para melhorar. Elas são apaixonadas pelo roller derby e por seus patins, e raramente perderão um treino. Serão aquelas que irão chocar as “wannabe” quando estas decidirem aparecer depois de um mês sem treinar e descobrirem que as “novatas” estão 10 vezes melhor que elas.

Para mim, essas são os membros mais importantes de uma liga, e precisam ser “alimentadas”. Infelizmente, são as mais propensas a cair e quebrar algum osso. Nessa hora, a motivação, entusiasmo e otimismo delas deve ser usada, para lembrar que essas coisas acontecem no roller derby e podem ser superadas. No entanto, as vezes ao invés disso, as “novatas” não são recompensadas por seu trabalho duro, e param de tentar. Essas skaters são o futuro de uma liga não se esqueça disso. Apoie as freshmeats que se enquadram nesse grupo.




3- A atleta dos times:




Ela é a patinadora que treina em um dos “times da casa”. Muitos tipos diferentes de patinadoras caem nessa categoria (mas isso depende das políticas da liga). Ela é dedicada e ama o roller derby, mas ainda tem uma vida, leia-se compromissos que muitas vezes podem atrapalhar seu treinamento. Ela trabalha duro durante os treinos e se dedica à liga, mas precisa de algum tempo para dedicar a sua familia, trabalho, etc. Em outras palavras, ela apenas não tem tempo, comprometimento ou habilidades para estar no time principal da liga.

Essa categoria é o pão com manteiga de uma liga + as aspirantes a time principal. É também a categoria que dá à liga a sua “identidade”, e pode ser a mais divertida e motivadora parte do derby, pois ou se está por recreação ou por esperança de ser uma das melhores.

A existência da liga está baseada nesta categoria (a menos que a liga seja formada somente de time principal), são eles que trazem os fãs e o dinheiro. Esta deve ser a categoria mais flexível da liga (treinamentos divertidos), mas também deve se ter uma quantidade de ordem nos treinos, respeitando quem quer prosperar.




4- E por fim, A atleta do time principal:




Ela é normalmente a jogadora que vive, respira e come roller derby. Ela não é apenas uma jogadora com níveis acima da média e uma das melhores da liga, ela é comprometida. Praticar de 3 à 5 vezes por semana é uma norma para ela (isso depende das políticas da liga), e na maioria dos momentos de “descanço”, ela esta fazendo algo relacionado ao derby como bootcamps, estudando regras, ajudando sua liga, indo a eventos de roller derby, assistindo jogos.

Patinar e treinar não é uma ocupação, um hobbie, é algo que AMA fazer. Ela se puxa até o limite em todos os treinos e muito raramente perde algum. Fala de si como uma atleta e do derby como um ESPORTE REAL.

Essa é a categoria que pode causar mais problemas na liga, e ainda assim é tão necessária quanto a categoria “novatas”. Porque as novatas e intemediárias também precisam de um lugar para progredir, então as atletas de alto rendimento podem ficar entediadas em treinar com níveis mais baixos e ficar cansada de praticar os mesmos exercícios para derby de novo e de novo.

Infelizmente esta categoria também causa muitos problemas como: seleção das jogadoras, tempo dedicado a treinos e também dinheiro com viagens. Essas são as atletas que representam a liga para toda a comunidade do derby e devem ser apoiadas por TODOS os membros da liga. Elas são quem fará a liga ser classificada na WFTDA de acordo com seu desempenho, por isso são muito importantes.

------

É claro que não podemos generalizar as categorias, pois há algumas patinadoras que transcendem esses conceitos, e outras que vão passar de uma categoria à outra durante sua “carreira” no derby, quando seu nível de comprometimento com a liga mudar. O que eu estou tentando exemplificar é “TODOS OS MEMBROS DE UMA LIGA SÃO IMPORTANTES, CADA UM EM SEU DEVIDO LUGAR. APENAS SEJA HONESTA COM VOCÊ MESMA E DESCUBRA AS SUAS PRETENSÕES E QUAL O NÍVEL DE COMPROMETIMENTO QUE VAI TER COM A SUA LIGA”


Texto retirado de: http://rollerderbydisorder.blogspot.com.br/2007/10/four-kinds-of-skaters-in-roller-derby.html


Tradução: Wild Foxx

About The Author

Bio:

Rollin News Author


DERBY TODAY
Comments
Share what you think

Add comment

Please Login or Register To Add A Comment